Horta Mandala Quadrilateral


            Seu círculo central representa a totalidade e a eternidade, a perfeição divina, o dinamismo psíquico e a harmonia universal. Com um ponto no centro - que nas hortas pode ser uma planta central – representa a primeira manifestação do princípio criativo divino.
            Pode-se observar uma cruz. Em todas as culturas, seu significado arquetípico é o da união dos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal (feminino). No cristianismo, é o emblema máximo. Para a teosofia, traz a idéia do homem regenerado, aquele que conseguiu integrar harmoniosamente suas duas partes e que, “crucificado” como mortal, renasce como imortal. Na simbologia rosa-cruz, evoca os quaro reinos da natureza (mineral, vegetal, animal e hominal). Como símbolo da “Árvore da Vida”, representa o “eixo do mundo”: a ponte ou escada através da qual a alma pode chegar a Deus.
            Destaca o número quatro, que é o símbolo da terra, da situação humana, dos quatro elementos da natureza (água, fogo, terra e ar), das quatro estações do ano, dos quatro pontos cardeais e dos quatro pilares da sabedoria humana (ciência, religião, filosofia e arte).

Fonte: http://mandalamystica.com.br/index.php/significado-esoterico-dos-simbolos-nas-mandalas/